Desde que alteramos as tarifas no início do ano, tínhamos em mente o plano de retirar os cobradores dos nossos ônibus urbanos, o que começou a ser testado no início do mês passado com a chegada do primeiro ônibus sem o posto de cobrador.
Trata-se de um Comil Svelto 2017, encarroçado sobre o chassi Volvo B270F, que chegou em nossa garagem no dia 11/03. O mesmo aguardava emplacamento e instalação de validador, o que ocorreu alguns dias depois. Ele iniciou suas operações no dia 16/03.
A configuração interna desse veículo não disponibilizou nenhum assento antes da catraca, obrigando todos os passageiros a passarem pela catraca ao embarcar. Nos primeiros dias de operações isso gerou um pouco de problemas, pois muitos foram pegos de surpresa, porém, desde que a implementação da tarifa dupla ocorreu, o uso do VCARD aumentou de forma significativa nos nossos ônibus.
Ressaltamos que nossa intenção é agilizar o embarque e diminuir o uso do dinheiro em espécie em nossos ônibus, gerando mais segurança para o passageiro e para o motorista. Ressaltamos também que não haverá a famosa 'dupla-função' onde o motorista também recebe o dinheiro da passagem. Ônibus que operarem sem o posto de cobrador não aceitarão pagamentos em dinheiro.
E hoje, chegou em nossa garagem mais um modelo para testes, porém com outra configuração interna, disponibilizando 3 assentos preferenciais antes da catraca, facilitando o embarque de idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Esse veículo também foi adquirido 0 km e será testado juntamente com o primeiro para que possamos escolher a melhor configuração interna para esse tipo de operação.
O modelo adquirido é um Caio Apache Vip IV, encarroçado sobre o chassi Volvo B270F.
Os testes com o primeiro veículo seguem a todo vapor, e com a entrada de mais um veículo, este que deverá entrar em operações na próxima quarta-feira, dia 15/04, agilizará o processo. Os testes serão encerrados no final do mês de maio.
Sobre a retirada dos cobradores: Não iremos demitir nenhum colaborador que tenha exercido essa função, primeiramente pois no serviço metropolitano os nossos veículos urbanos continuarão com o posto de cobrador e não há planos para retirar essa função. Os colaboradores que desejarem a troca de setor serão transferidos, os que não quiserem receberão treinamento e capacitação para outras funções na empresa. A VCA vai capacitar novos motoristas e arcar com todos os custos da capacitação, nenhum colaborador será prejudicado com essa mudança.
Desejamos a todos uma ótima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário